Nos anos 80, com a multiplicidade de empresas desenvolvendo e vendendo seu próprio “sabor” de Unix, adveio uma certa contradição no mercado. Apesar de serem vendidos como sistemas abertos, cada fabricante tentava trancar os clientes com pequenos recursos e incompatibilidades entre a sua versão e a
dos concorrentes.
A Guerra de verdade que se formou foi deletéria para a imagem do sistema: não havia mais Unix enquanto produto, havia AIX, HP/UX, Solaris e assemelhados. O Unix havia deixado de ser um sistema operacional único para ser, por assim dizer, um “selo” a ser dado a sistemas operacionais que se parecessem com o Unix original – o que causou uma confusão sem precedentes no mercado. Como se não bastasse, os fabricantes vendiam (e ainda vendem), de forma casada, hardware e software, por preços bastante elevados. O AIX, da IBM, só funcionava em máquinas IBM, enquanto o Solaris só rodava em máquinas Sun.
A escalada dessa “corrida armamentista” acabou afastando os potenciais compradores do Unix e
aproximando-os de um outro sistema operacional de servidor, não-Unix, que despontava então: o Windows NT, da Microsoft. Além do próprio NT ser mais barato, o sistema rodava em PCs comuns de baixo custo. Com o crescimento do Windows NT no mercado, várias associações de fabricantes surgiram na época, mas eram numerosas demais para chegarem a um consenso. Com o passar dos anos, e ainda movidas pelo pânico, essas associações foram se fundindo ou extinguindo.
Hoje, apenas uma associação, que representa todos os maiores fabricantes do mundo, tem o poder de certificar quem é e quem não é Unix: a The Open Group, que publicou a chamada Single Unix Specification, ou SUS (especificação única do Unix, na tradução). Qualquer sistema operacional que passe pelo teste do SUS pode se auto-intitular Unix.
Mas mesmo essa definição unificada não acabou com as incompatibilidades. Por exemplo, o Mac OS X, sistema operacional dos produtos Apple modernos, é um tipo de Unix certificado. Mesmo assim, um programa escrito para o SCO Unix, por exemplo, não funcionaria no Mac OS X. Na prática, a atual definição de Unix é apenas cosmética.
Postado por: Stéfano Campos
Fonte: http://www.geek.com.br/posts/10647-uma-breve-historia-do-unix
Fonte: http://www.geek.com.br/posts/10647-uma-breve-historia-do-unix
Nenhum comentário:
Postar um comentário