domingo, 8 de abril de 2012

Previsões para 2012

Jay Lyman, analista sênior da "451 Research" e integrante da equipe do site "LinuxInsider" fez uma retrospectiva do ano anterior para ver os erros e acertos que aconteceram e aproveitou para fazer 5 previsões do Linux para 2012.


O Android contra-ataca e cresce:


Na opinião de Lyman, os processos de patentes não travarão o crescimento do Android no próximo ano, até porque, alguns processos tornaram-se embaraçosos para os acusadores.
Uma confirmação dessa previsão está no fato do Android ter tido um grande crescimento na quantidade de desenvolvedores, dispositivos, aplicativos, alcance de mercado e popularidade em 2011.

Linux ganha sua "licença para dirigir"

Essa pode ser mais uma previsão de crescimento do Linux já feita anteriormente, porém Lyman revela que, assim como o Android se tornou o Linux pioneiro para dispositivos móveis, há diversos esforços em andamento para levar o Linux para dentro dos carros e troná-lo pioneiro também nesse mercado.

Alguns dos mais importantes fabricantes de automóveis e peças, entre eles: BMW, Nissan e Toyota são os principais agentes dessa empreitada. Já apoiando a iniciativa automotiva Linux estão: Motorola, Samsung, Verizon e outros fabricantes que já suportam o Android em dispositivos móveis.

Outra evidência de que o Linux está pronto para entrar com tudo no mercado de automobilístico veio no "Automotive Linux Summit" em um centro de conferências em Yokohama - Japão, no dia 28 de novembro de 2011 onde a "Linux Foundation" reuniu especialistas da indústria automotiva e da comunidade de software Linux e open source.

A dominação do Linux na Nuvem aumentará

Junte o fato do Linux e outros softwares open source fazerem parte de quase todas as ofertas de computação em nuvem, seja de "laaS" (software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviço), "PaaS" (plataforma de desenvolvimento de aplicações, inclusive de software como um serviço), nuvem pública ou nuvem privada, mais o aumento da popularidade da "Amazon Linux Machine Image" (serviço de computação em nuvem da Amazon) e projetos como o "OpensStack", e conclui-se que: Linux e código aberto estão aumentando sua presença e impacto na computação em nuvem e não há sinais de desaceleração desta tendência.

A dominação do Linux na nuvem será mais forte em PaaS

A evolução do mercado de computação em nuvem gira em torno de infra-estrutura e desenvolvimento de aplicações, gestão e automação. O Linux predomina em ofertas "PaaS", conforme observado no relatório da "451 Research" - "The Changing Linux Landscape".

O Linux ganhou exclusividade na adoção do conceito de "DevOps" (desenvolvimento+operações) usando "PaaS" de tal maneira que, mesmo que venha a serem adicionados os recursos de gerenciamento do Windows ao longo do caminho, ainda assim, o  Linux continuará a ser o ponto de partida e fundamento de implementações "devops" e "PaaS".

Além disso o crescimento de aplicativos móveis e desenvolvimento de back-end móvel utilizando "PaaS" também tornarão o Linux mais relevante para o desenvolvimento de software para celulares em geral.

O Linux no desktop deve morrer (ou, pelo menos, não crescer)

Como resultado de todas essas outras previsões, será difícil para o Linux crescer no mercado de desktop. Poderá até mesmo diminuir, como consequência da expansão de sua utilização na computação em nuvem.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/12/5-previsoes-sobre-linux-para-2012.html via http://www.linuxinsider.com/rsstory/73955.html
Autor: Luiz Felipe



Nenhum comentário:

Postar um comentário